19.05.2017 /

O diretor de marketing da Rede Netimóveis, e proprietário da D-Filippo Netimóveis, José De Filippo Neto, explica a importância de conhecer 4 “P’s” do patrimônio imobiliário antes de fazer o investimento.

 

Conhecer os 4 “P’s” do patrimônio imobiliário ajuda a obter sucesso na hora da compra do imóvel

 

Seja para fins de moradia ou para fazer um investimento, antes de adquirir um imóvel é necessário avaliar uma série de situações e, independentemente de ser novo ou usado, é necessário evitar erros no momento da compra, que podem causar grandes danos financeiros e frustração. Assim como no marketing – onde os 4 “P’s” formulados por Jeremy McCarthy: produto, preço, ponto de venda e promoção são os principais fatores para o sucesso na estratégia, para escolher de forma correta um imóvel, o comprador também precisa levar em conta quatro pilares fundamentais: os quatro “4 P’s” do patrimônio imobiliário”: ponto, planta, padrão e preço.

O diretor de marketing da Rede Netimóveis e proprietário da D-Filippo Netimóveis, José De Filippo Neto, explica que o preço é o primeiro pilar observado pelos compradores de imóveis pois afeta diretamente na decisão de compra. “O melhor método para identificar se os valores praticados são justos é a comparação. Ou seja, conforme as preferências pessoais é preciso verificar quais são os aspectos que valorizam um imóvel e comparar o preço com outros imóveis similares, em localizações próximas ou semelhantes. Para isso, é necessário pesquisar”, afirma.

A escolha do ponto onde o imóvel está localizado também é fundamental. De Filippo esclarece que para avaliar este fator alguns critérios devem ser analisados como: o imóvel está próximo de vias de acesso da cidade? Por perto existem linhas de metrô ou ônibus e pontos de táxi? “É importante também calcular o tempo que irá levar para chegar até o trabalho, a escola dos filhos ou outros lugares que frequenta sempre. É importante verificar o comércio e os serviços próximos, a segurança do bairro e se o imóvel está inserido em uma região que tende a valorizar e crescer com o tempo”, recomenda.

O terceiro “P” é a planta e, segundo De Filippo, essa deve apresentar cinco características fundamentais: proporção (visualmente, isso se traduz num projeto equilibrado), volumetria (quando o espaço é bem aproveitado, apresentando uma boa proporção entre os elementos), luminosidade (quanto mais luz natural, melhor, sendo que o ideal é que a luz da manhã e do entardecer possam bater em diferentes pontos do imóvel e as sombras garantam o resfriamento do conjunto), funcionalidade (deve permitir a boa execução de tarefas e locomoção) e conforto (a prova final, resultado de todos os itens anteriores, que valorizarão a experiência do morador).

Além destes, o último pilar é o padrão do imóvel que precisa ser observado na hora da compra, seja em imóveis prontos ou em construção. “Quando a qualidade do material utilizado é boa, além do conforto, o comprador terá muito mais tranquilidade no futuro. Como consequência, as manutenções serão mais fáceis e a durabilidade dos materiais será maior. Além disso, quanto melhor o padrão, mais valorizado será o imóvel”, finaliza.

Fonte : Portal VGV